Alimentos Bem-estar Brasil Câncer Células-tronco Ciência Depressão Doença de Parkinson Doenças Genética Genoma Inteligência artificial Mais Médicos Mal de Alzheimer Medicina Neurociência Saúde

Este adesivo pode dizer se sua pele precisa de mais hidratação

São Paulo – A L’Oreal, em parceria com o pesquisador de nanotecnologia do MIT John Rogers, desenvolveu um sensor vestível semelhante a um adesivo que é capaz de monitorar os níveis de hidratação da pele. Menor que um Band-Aid, o “My Skin Track pH by La Roche-Posay” mede o pH da região onde é aplicado e ajuda a evitar problemas como inflamações cutâneas.

Uma pele saudável tem pH entre 4,5 e 5,5. De acordo com a empresa, um equilíbrio de pH fora deste alcance pode desencadear “respostas inflamatórias”, incluindo “secura, eczema e dermatite atópica”.

O adesivo pode ser aplicado no braço ou no antebraço do usuário e mede o pH em 15 minutos. O diferencial do “My Skin Track” em relação aos dispositivos na mesma linha, como alguns tipos de anéis inteligentes, é a agilidade na medição e a pequena quantidade de suor necessária para gerar os dados sobre o organismo.

Após os 15 minutos, o usuário deve tirar uma foto do adesivo a partir de um aplicativo. A disposição dos corantes contidos no adesivo indica o resultado. Em seguida, o aplicativo sugere produtos adequados para a pele, segundo o site Engadget. O produto ainda será testado com acompanhamento de dermatologistas da marca antes de um lançamento comercial.

Veja abaixo o vídeo de lançamento do adesivo (em inglês, com legendas automáticas):

Veja essa e outras matérias no site da Exame