Saúde

Fumar gosma alucinógena de sapo pode aliviar a depressão, diz estudo

Fumar gosma alucinógena de sapo pode aliviar a depressão, diz estudo O Bufo alvarius, também conhecido como Sapo do Rio Colorado (Foto: Wikicommons)O Bufo alvarius, também conhecido como Sapo do Rio Colorado (Foto: Wikicommons)

Uma substância leitosa e psicoativa secretada das glândulas de um sapo norte-americano pode ser bastante potente no tratamento da depressão, aponta um estudo publicado na revista científica Psychopharmacology.

A pesquisa analisou as propriedades do Bufo alvarius, também conhecido como Sapo do Rio Colorado, que vive no sudeste dos Estados Unidos e no norte do México. O anfíbio libera de suas glândulas um líquido branco que contém um composto chamado 5-MeO-DMT, psicodélico da classe das triptaminas relacionado à Dimetiltriptamina (DMT) — esta é encontrada em alucinógenos como a ayahuasca. A gosma do sapo (desidratada e depois fumada) tem sido usada em tratamentos alternativos para distúrbios psíquicos e, segundo relatos, ela leva a um estado místico no qual o ego desaparece completamente.

Leia mais:
+ Danos cerebrais fazem as pessoas se tornarem mais egoístas, diz estudo
+ Edição de DNA é testada pela primeira vez em pacientes com câncer

Pesquisadores analisaram o efeito da substância em 42 participantes. Os resultados indicam que os níveis de depressão diminuíram 18% um dia após a inalação do composto, a ansiedade reduziu 39% e o estresse, 27%. Quatro semanas depois, os resultados foram maiores: as taxas de depressão baixaram 68% e as de ansiedade e estresse, 56% e 48%, respectivamente.

Ainda não se sabe bem de que forma a substância age como antidepressivo, mas o estudo aponta que o 5-MeO-DMT pode estimular a neurogênese, isto é, a formação de novos neurônios no cérebro.

Os autores, contudo, falam com cautela do uso da substância. Ela pode ser extraída do sapo sem machucar o animal, mas os pesquisadores temem a exploração do anfíbio no mercado negro. De todo modo, outro estudo, conduzido por Johns Hopkins, mostrou que uma forma sintética do 5-MeO-DMT também tem efeitos positivos no tratamento da depressão e da ansiedade — 80% dos participantes apresentaram melhora.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.

Compartilhar Assine já!
Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu