Saúde

Anel de casamento causa grave inchaço em dedo de mulher

Anel de casamento causa grave inchaço em dedo de mulher Mulher ficou com o dedo inchado após usar anel de casamento  (Foto: Pexels)Mulher ficou com o dedo inchado após usar anel de casamento (Foto: Pexels)

Após usar seu anel de casamento durante anos, uma mulheres sofreu um grave inchaço em seu dedo, em uma condição chamada mixedema.

De acordo com o estudo, publicado no jornal The Medical Journal of Australia, a paciente tinha 44 anos de idade, uma “rara história envolvendo esquizofrenia” e deficiência intelectual. Uma avaliação clínica identificou “características clínicas clássicas de hipotireoidismo profundo”, assim como um nódulo no dedo direito.

O aumento do dedo ocorreu como resultado de uma infecção bacteriana agravado pelo hipotireoidismo, que ocorre quando a glândula tireoide não produz a quantidade suficiente de hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), causando sintomas como ganho de peso, fadiga e aumento da sensibilidade ao frio.

Foto mostra o raio-x e como ficou o dedo da mulher após usar o anel  (Foto:  Andrei Catanchin e Peter R Ebeling)Foto mostra o raio-x e como ficou o dedo da mulher após usar o anel (Foto: Andrei Catanchin e Peter R Ebeling)

Leia também:
+Após consumir só líquidos por semanas, mulher pode ter paralisia cerebral
+Britânica sofre derrame e fica com paralisia após estalar o pescoço

Uma análise laboratorial também mostrou que na região do dedo da paciente havia um granuloma, inflamação causada por uma resposta imunológica ao anel. O objeto teve de ser removido através de cirurgia.

Para tratar o seu quadro, a paciente tomou tiroxina, o hormônio mais secretado pela tireóide. Ela também recebeu medicações antipsicóticas, foi transferida para uma instituição psiquiátrica e apresentou melhoras no seu estado de saúde mental.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.

Compartilhar Assine já!
Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu