Saúde

Cadela saudável é sacrificada para ser enterrada com dona, nos EUA

Cadela saudável é sacrificada para ser enterrada com dona, nos EUA Imagem meramente ilustrativa  (Foto: Pixabay)Imagem meramente ilustrativa (Foto: Pixabay)

Uma cadelinha saudável chamada Emma foi sacrificada no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, para ser enterrada junto com sua dona que havia falecido dias antes. A mulher especificou em seu testamento que desejava tal execução do procedimento.

O cãozinho era uma mistura de Shih Tzu e, mesmo com esforços de defensores da causa animal, a família optou por realizar o desejo da falecida: " [Em várias ocasiões] nós sugerimos que eles poderiam doar o cachorro, porque é um cão que poderia facilmente encontrar uma casa para e se restabelecer", disse Carrie Jones, gerente da Chesterfield Animal Services, como conta a NBC.

Leia também:
+ Desejo de ter um cachorro está em seu DNA, sugere pesquisa
+ Arqueólogos encontram vestígios de cachorros sacrificados há 9 mil anos

Emma foi transportada para o consultório de um veterinário local, sacrificada, e seus restos mortais foram levados para um centro de cremação de animais de estimação. Suas cinzas foram colocadas em uma urna e devolvidas a um representante autorizado do estado, de acordo com a vontade da mulher morta.

Em alguns estados dos EUA, pets são considerados propriedades, ou seja, os donos têm total controle sobre suas vidas. Na Virgínia, alguns cemitérios e dispositivos legais permitem que os bichinhos sejam enterrados juntamente com os donos.

Kenny Lucas, veterinário da clínica de animais de Shady Grove, disse que não daria seguimento a esse pedido: "Sempre que nos deparamos com uma situação de eutanásia, é uma situação muito emocional", contou. Ele também destaca que a atitude vai contra tudo o que a profissão prega e o juramento feito quanto se tornam profissionais da saúde animal: “Além disso é algo que levamos para casa também. Isso pesa sobre nós como profissionais”.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.

Compartilhar Assine já!
Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu