Saúde

Consumir carne de frango ao invés da bovina já diminui impactos ambientais

Consumir carne de frango ao invés da bovina já diminui impactos ambientais A pecuária tem grandes efeitos na pegada de caborno (Foto: Pixabay)A pecuária tem grandes efeitos na pegada de caborno (Foto: Pixabay)

Consumir carne de frango ao invés da bovina é responsável por provocar grandes mudanças no meio ambiente. Um novo estudo feito com 16,8 mil pessoas nos Estados Unidos indica que a prática poderia reduzir pela metade a pegada de carbono, ou seja, as emissões de gases que produzem o efeito estufa — que têm uma grande relação com as atividades da pecuária.

"Sabíamos que comer frango em vez de carne bovina reduziria as emissões de carbono relacionadas à dieta, mas era muito maior do que o esperado", disse Diego Rose, pesquisador da Tulane University’s School of Public Health and Tropical Medicine e principal autor do estudo, para a National Geographic.Além disso, a pesquisa é relevante para mostrar que não é necessário parar completamente de consumir produtos de origem animal para contribuir com a sustentabilidade global.

A produção de alimentos responde por cerca de um quarto das emissões totais de carbono no mundo. “A mudança climática é um problema tão dramático que todos os setores da sociedade precisam estar envolvidos”, afirmou o pesquisador.

Leia também:
+ Quase 20% dos alimentos "livres de gorduras trans" contêm a composição
+ Jovem tem obstrução intestinal causada por chá com bolinhas
Rose observa que um indivíduo que consome frango ao invés da carne bovina todos os dias durante um ano pode reduzir suas emissões ao que seria o equivalente à mesma quantidade liberada dirigindo um carro por 3.700 milhas (quase 6 mil quilômetros). “Ficamos surpresos com a redução que houve de apenas uma mudança simples", afirma Rose.

As criações de gado são responsáveis pela liberação do gás metano proveniente da fermentação que ocorre no intestino do gado. Em média, cada boi ou vaca produz de 250 a 500 litros de metano por dia – só no Brasil, o rebanho está estimado em mais de 200 milhões de animais.

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Compartilhar Assine já!
Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu