Saúde

Em nova série, pesquisadores debatem a agricultura sustentável

Em nova série, pesquisadores debatem a agricultura sustentável Paulo Saldiva (esquerda) entrevista pesquisador no programa “Entrevista – Ciência e Agropecuária” do canal Futura (Foto: Divulgação)Paulo Saldiva (esquerda) entrevista pesquisador no programa “Entrevista – Ciência e Agropecuária” do canal Futura (Foto: Divulgação)

A ciência é ferramenta essencial na agricultura para medir os impactos ambientais do setor e ajudar na criação de métodos sustentáveis. Para o Brasil, esse tipo de conhecimento torna-se cada vez mais necessários: o país é hoje o sétimo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo e o agronegócio nacional é um dos responsáveis pela maior quantidade de emissões de gases do planeta.

Para discutir tais questões, foi lançada a série Entrevista – Ciência e Agropecuária, produzido pelo canal Futura em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). No programa, apresentado pelo médico e pesquisador Paulo Saldiva, haverá conversas com diversos cientistas da fundação, que falarão sobre os bastidores de suas pesquisas.

“A agropecuária tem que ser sustentável para o produtor conseguir vender e fazer negócios no mundo globalizado”, afirma Saldiva, em entrevista à GALILEU. "Alguns dos segmentos são muito sofisticados a exemplo do ramo do etanol, que teve que aumentar a produtividade, fazer combustível de nova geração e construir biorrefinarias de álcool”.

Leia Também:
+ Consumir carne de frango ao invés da bovina já diminui impactos ambientais
+ Agricultura digital aumenta a eficiência da produção de alimentos

A ciência tem papel chave na agricultura.  (Foto: Pixabay)A ciência tem papel chave na agricultura. (Foto: Pixabay)

Além de exibir como são feitas as pesquisas em áreas como genética de alimentos, agricultura de precisão e segurança alimentar, o programa também aborda a história de vida dos pesquisadores. "Quando contamos a vida das pessoas, mostrando o que as levou a fazer pesquisa, isso mostra que o indivíduo pode empreender não somente no mercado de capitais, mas também servir de instrumento de melhoria para a população do país”, explica Saldiva.

Segundo o apresentador, é importante que a população entenda esses processos, visto o exemplo de tecnologias para o aumento da produtividade, que podem ajudar na preservação de mata ciliares (próximas a cursos de água). “Isso faz com que haja captação de água de melhor qualidade e reduz a propagação de doenças infectocontagiosas”, conta.

Descobertas científicas são patrimônio para a sociedade e para o setor agrícola.  (Foto: Pixabay)Descobertas científicas são patrimônio para a sociedade e para o setor agrícola. (Foto: Pixabay)

Confira os próximos episódios:

Genética dos alimentos
O estudo da genética das plantas tem impacto na economia, na rotina dos campos, na qualidade da alimentação que chega à nossa casa.
Desafios ambientais da produção de etanol
Luiz Antonio Martinelli explica a Paulo Saldiva os impactos dos pesticidas e da emissão de gases de efeito estufa na produção de cana de açúcar.
App de locação de colmeias
Andressa narra a Paulo Saldiva a iniciativa de alugar as colmeias de abelhas para polinização através de aplicativo. O projeto estimula a profissionalização dos apicultores.
Segredos dos solos
Nesta entrevista, a pesquisadora Elke Cardoso conversa com Paulo Saldiva sobre os segredos dos solos.
Berçário de mudas
Fernando Lopes e Paulo Saldiva conversam sobre sensores que simulam o olho humano para seleção mecanizada de mudas de cana de açúcar a fim de melhorar a eficiência na agricultura.
Ciência para a produção de queijos
Apresenta atividade de um grupo de pesquisadores que orienta produtores na Serra da Canasta, em Minas Gerais, para a produção de queijo artesanal de excelência.
Agricultura de precisão
José Eduardo e Paulo Saldiva conversam sobre o uso de tecnologias para apurar a textura, a cor e a fertilidade dos solos. O manejo adequado impacta a produtividade, o meio ambiente, a economia e as nossas vidas.
Segurança alimentar
Olhar para imagens de satélites e entender os desafios da segurança alimentar no Brasil é a missão de Jean Ometto. Como esse estudo impacta sua saúde?

Tecnologia na produção de laranjas
Cuidar de toda a cadeia de produtores, fornecedores e consumidores tem impacto na qualidade do produto final. Paulo Saldiva e Marco Antônio Machado falam sobre combate de pragas e sustentabilidade.

Frutas desconhecidas
Uma pesquisa que apresenta frutas desconhecidas para milhares de brasileiros, levando a descobertas com impacto social e econômico.

Exibição: Segunda a quinta-feira, às 22h. Após transmissão, conteúdo fica disponível no futuraplay.org

*Com supervisão de Thiago Tanji

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Compartilhar Assine já!
Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu