Saúde

Quem foi Barbara McClintock, uma das maiores geneticistas da História

Quem foi Barbara McClintock, uma das maiores geneticistas da História A pesquisadora norte-americana Barbara McClintock (Foto: Wikimedia Commons)A pesquisadora norte-americana Barbara McClintock (Foto: Wikimedia Commons)

A norte-americana Barbara McClintock, nascida em 16 de junho de 1902, é considerada uma das três figuras mais importantes da história da genética. Doutora em botânica, ela venceu o Nobel de Medicina em 1983. McClintock morreu no dia 2 de setembro de 1992, em Nova York. Conheça a vida e carreira da cientista:

Independente desde pequena
McClintock nasceu em Hartford, capital do estado de Connecticut, e foi a terceira de quatro filhos de uma família de imigrantes britânicos. Seu pai era médico e, para que ele pudesse se estabelecer na profissão, a cientista foi morar com os tios em Nova York e começou a frequentar a escola aos três anos. Era descrita como uma criança solitária e independente, que mais tarde descreveu como uma “capacidade de estar só”.

Educação superior
Já no Ensino Médio, McClintock descobriu seu amor pela ciência e decidiu que desejava continuar seus estudos na Universidade Cornell, a contragosto da mãe, que desejava que ela se casasse. Após uma intervenção do pai, ela começou os estudos na Faculdade de Agricultura de Cornell em 1919. Naquela época, mulheres não podiam se formar em genética. Ela driblou isso estudando botânica e a genética das plantas. Em 1922, foi convidada por um professor para ingressar uma pós-graduação em genética.