Saúde

Órgão dos EUA determina paralisação de transplante fecal após morte de paciente

Órgão dos EUA determina paralisação de transplante fecal após morte de paciente Série de transplantes fecais foi interrompida pela FDA (Foto: Pexels)Série de testes de transplante fecal foi interrompida pela FDA (Foto: Pexels)

A Food and Drug Administration, uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, interrompeu uma série de procedimentos de transplante fecal realizados no país. A medida foi tomada após a morte de um paciente que foi submetido a um transplante de fezes: outro indivíduo está gravemente doente.

Os transplantes fecais são procedimentos experimentais em que os médicos usam fezes de um doador saudável para tratar uma pessoa cujo próprio microbioma está em desequilibrado. O procedimento mostrou uma promessa significativa para o tratamento de vários problemas de saúde

O New York Times conta que os dois pacientes receberam transplantes fecais do mesmo doador. Depois que eles adoeceram, os pesquisadores que conduziram o procedimento testaram as amostras do doador e descobriram que uma grande presença de bactérias E. coli que produziam uma enzima resistente a antibióticos.

Leia também:
+ Órgãos de porcos são implantados em macacos para testar viabilidade em humanos
+ Transplante fecal ameniza sintomas de crianças com autismo, aponta estudo

De acordo com Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, a agência está suspendendo um número não revelado de testes clínicos até que os pesquisadores comprovem que estão fazendo triagem para garantir que as fezes doadas não contenham microrganismos considerados perigosos.

Nos casos recém-relatados, o sistema imunológico de ambos os pacientes já estava comprometido no momento do transplante, diz a FDA. A agência não explicou por que eles receberam os transplantes, quem realizou os procedimentos, e quando ou onde esses casos ocorreram.

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Compartilhar Assine já!
Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu