Saúde

Casal processa empresa de fertilização porque bebês nascidos não são deles

Casal processa empresa de fertilização porque bebês nascidos não são deles A fertilização in vitro consiste em fertilizar-se um óvulo com um espermatozoide de forma artificial, e só então colocar o zigoto no útero da mulher, para que o bebê possa ser gerado (Foto: Wikimedia Commons)Fertilização in vitro consiste em fertilizar um óvulo com um espermatozoide de forma artificial, e só então colocar o zigoto no útero da mulher, para que o bebê possa ser gerado (Foto: Wikimedia Commons)

Um casal asiático está processando uma empresa norte-americana de fertilização in vitro porque os bebês nascidos não são deles. De acordo com a BBC, o choque inicial ocorreu quando marido e mulher perceberam que as crianças não eram asiáticas.

O casal já havia suspeitado do erro quando os médicos disseram que a mulher estava grávida de dois meninos, pois os especialistas que fizeram o procedimento garantiram que haviam inserido apenas fetos femininos no útero da paciente. Foram realizados testes de DNA que apontaram que os bebês não são filhos biológicos do casal — e nem parentes entre si.

Leia também:
+ Bebê geneticamente modificado está prestes a nascer, afirma cientista
+ Brasileiro sente dor causada por pelo encravado no calcanhar

O processo, arquivado no Distrito Leste de Nova York, acusa a empresa CHA Fertility e dois homens identificados como seus coproprietários e diretores de negligência médica e inflição intencional de sofrimento emocional. O casal foi identificado na ação apenas como AP e YZ para minimizar "o embaraço e a humilhação".

Segundo a defesa do casal, eles tentaram engravidar durante muitos anos antes de optarem pela fertilização in vitro. Marido e mulher calculam ter investido mais de US$ 100 mil (cerca de R$ 380 mil) no procedimento, incluindo medicação, taxas laboratoriais, viagens e outros custos.

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Compartilhar Assine já!
Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu