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Por que queremos tanto comer chocolate durante a TPM?

Por que queremos tanto comer chocolate durante a TPM?  (Foto: Pixabay) (Foto: Pixabay)

Certos momentos do ciclo menstrual de uma mulher parecem andar de mãos dadas com o desejo de sorvete de chocolate ou de batatas fritas. Eu ouço sobre isso todos os dias das minhas pacientes na obstetrícia e na ginecologia.

Pesquisadores estudaram os desejos de comida há anos. Em um dos estudos mais citados remonta a 1953. Cientistas — e muitas outras pessoas — querem saber quem tem desejos por comida e por quê, o que anseiam, quando anseiam e como minimizar essas vontades. Veja o que a pesquisa encontrou.

Desejos antes da menstruação
Os desejos por comida são apenas um dos muitos sintomas da síndrome pré-menstrual, também conhecida como TPM. A TPM é provavelmente causada por flutuações hormonais que afetam os mensageiros químicos do cérebro chamados neurotransmissores. Seus sintomas são exclusivos da segunda metade do ciclo menstrual. Essa fase lútea do ciclo começa com a liberação do óvulo na ovulação e termina quando começa a menstruação. Os sintomas geralmente se resolvem em torno do terceiro ou quarto dia de um período.

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Pesquisadores documentaram mais de 150 sintomas diferentes da TPM em estudos, variando de físicos a emocionais, comportamentais e cognitivos. Os desejos por comida estão no topo, junto com os sintomas de TPM comportamentais mais comumente relatados, como alterações de humor, irritabilidade, ansiedade e tensão, e humor triste ou deprimido.

No entanto, uma mulher não precisa de um diagnóstico oficial de TPM para relatar anseio por doces e chocolates. Oitenta e cinco por cento das mulheres apresentam algum tipo de sintoma pré-menstrual perceptível. Os pesquisadores descobriram que os desejos podem ocorrer durante esse período de tempo pré-menstrual em indivíduos normais e saudáveis, sem um diagnóstico de TPM ou outro transtorno. De fato, um estudo mostrou que 97% de todas as mulheres já haviam experimentado desejos por comida — independentemente de seu ciclo menstrual.

Dados de pesquisas confirmam que as mulheres tendem a comer mais durante a fase lútea do ciclo menstrual, em comparação com a fase folicular que leva à ovulação. Com ou sem o diagnóstico de TPM, esse aumento na ingestão de alimentos pode chegar a 500 calorias extras por dia.

Quais alimentos as mulheres buscam? Carboidratos, gorduras e doces. Nenhuma surpresa até aí. O desejo de comida mais comumente relatado é o chocolate, provavelmente porque é uma combinação agradavelmente doce de carboidratos e gordura.

O que causa os desejos por comida?
Os pesquisadores não sabem exatamente de onde vêm esses desejos por comida, mas existem várias teorias importantes.

Uma ideia é que as mulheres estão inconscientemente usando a comida como terapia farmacológica. Muitos estudos mostram que as mulheres em sua fase lútea desejam mais carboidratos do que durante a fase folicular. A ingestão de carboidratos aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor do sistema nervoso central que contribui para uma sensação geral de bem-estar e felicidade. Ao aumentar a ingestão de carboidratos, as mulheres podem se automedicar com alimentos para causar esse aumento de serotonina, a fim de se sentirem melhor. Em uma pesquisa, quando os especialistas aumentaram a neurotransmissão de serotonina no cérebro, seja através de dieta ou drogas, a ingestão de alimentos e o humor das pessoas voltaram ao normal.

 (Foto: Pixabay) (Foto: Pixabay)

Outra explicação possível para os desejos por comida sugere que as mulheres se voltam intencionalmente para o alimento para o conforto físico e psicológico. A comida pode desempenhar um papel sensorial, eliminando qualquer sensação desconfortável de fome enquanto algo é saboreado. Pesquisadores acreditam que a ideia de um alimento realmente saboroso é a provocação mais comum para querer consumi-lo — e que os desejos não são exclusivamente impulsionados pela fome. As mulheres também costumam relatar gatilhos específicos para pensar em se consolar com comida, como o tédio ou o estresse, promovendo ainda mais a ideia de que o conforto dos alimentos ajuda a atenuar sentimentos desagradáveis ​​— como os experimentados durante a TPM.

Outros pesquisadores sugerem que esses desejos por comida são regulados por hormônios. Os cientistas observaram que as mulheres tendem a comer mais quando os níveis de estrogênio são baixos e os níveis de progesterona são altos — como ocorre durante a fase lútea. O padrão reverso é observado em ratos durante a fase folicular, quando os níveis de estrogênio são altos e os níveis de progesterona são baixos. Também apoia essa teoria o fato de que formas de contracepção somente de progesterona, como a ingestão anticoncepcional Depo Provera, estão associadas ao ganho de peso (provavelmente devido ao aumento do apetite).

Como você pode se livrar desses "desejos mensais"?
Meu conselho geral para as mulheres: ter conhecimento sobre seu próprio corpo e como ele muda em resposta ao seu ciclo mensal. Sua experiência é diferente da de sua melhor amiga. Estar em contato com seus sintomas pode ajudar você a reconhecer que eles são normais para você naquele momento, ao invés de se preocupar se são estranhos. Se você se sentir insegura, pergunte ao seu ginecologista.

Mudanças no estilo de vida também podem ajudar a equilibrar e minimizar os sintomas indesejáveis ​​relacionados ao seu ciclo menstrual. As coisas a serem tentadas incluem exercícios regulares, técnicas de relaxamento e redução de estresse, como exercícios de respiração, ioga, meditação, massagem, auto-hipnose e sono regular e bom.

Terapia comportamental cognitiva e biofeedback podem ser opções, e geralmente exigem apoio de um terapeuta ou conselheiro para ser mais eficaz.

E você pode otimizar sua dieta para combater os desejos:

— Escolha carboidratos complexos, incluindo grãos integrais, arroz integral, cevada, feijão e lentilhas. Escolha o trigo integral no lugar da farinha branca;
—Reduza gordura, sal e açúcar pois podem te fazer desejar comer ainda mais;

— Minimize ou evite cafeína e álcool;

— Coma mais alimentos ricos em cálcio, incluindo vegetais de folhas verdes e laticínios. Um estudo mostrou que as mulheres que consumiram leite, queijo e iogurte tiveram menos inchaço abdominal, cólicas, apetite e desejo por alguns alimentos, possivelmente porque o cálcio que eles contêm ajudou a reverter um desequilíbrio de serotonina. As mulheres que são sensíveis a laticínios podem tomar um suplemento de cálcio de 1200 mg por dia;

Coma mais vegetais. (Foto: Creative Commons / Erichh)Coma mais vegetais. (Foto: Creative Commons / Erichh)

— Tente suplementos de magnésio. Este mineral pode ajudar a reduzir a retenção de água e inchaço, sensibilidade nos seios e sintomas de humor;

— A vitamina B6 (50 mg por dia), além do magnésio, também pode ter algum benefício;

— A vitamina E (150-300 UI por dia) pode ser útil para reduzir os desejos.

Quando os desejos por comida fazem parte de um diagnóstico de TPM, o tratamento da síndrome pré-menstrual em geral pode ajudar a minimizá-los.

*Professora Assistente de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Southern California.

Texto originalmente publicado no The Conversation.

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