Saúde

Casa da Esclerose Múltipla: espaço mostra como é a rotina de pessoas com a doença

A Casa da Esclerose Múltipla conta a história de três pessoas com a doença (Foto: Carina Brito)A Casa da Esclerose Múltipla conta a história de três pessoas com a doença (Foto: Carina Brito)

Agosto Laranja é o mês de conscientização da esclerose múltipla, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central e é muito comum em jovens adultos. Os principais sintomas são fadiga, dificuldade ao andar, problemas de visão e tontura.

Com o objetivo de promover maior conscientização sobre a doença, a Casa da Esclerose Múltipla colocará o visitante no lugar de pessoas diagnosticadas com a doença. O projeto desenvolvido pela empresa farmacêutica Merck tem o tema "Cada Caminho Uma História", e estará aberto ao público entre os dias 21 e 24 de agosto no Shopping D&D, em São Paulo, entre 10 e 20 horas

O projeto conta a história de três pessoas que convivem com a doença: Aline Beatriz, Janaína e André, em que eles mesmos relatam como perceberam os primeiros sintomas e como se adaptaram à esclerose múltipla.

saiba mais:

  • Agosto Laranja: tudo o que você precisa saber sobre a esclerose múltipla

O espaço conta com fones de ouvido para ouvir a história dos pacientes (Foto: Carina Brito)O espaço conta com fones de ouvido para ouvir a história dos pacientes (Foto: Carina Brito)

A doença afeta cerca de 2,3 milhões de pessoas no mundo, com cerca de 35 mil portadores da enfermidade apenas no Brasil. A causa exata ainda não está clara, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos com hábitos como sedentarismo, tabagismo e o consumo em excesso de alimentos industrializados.

Leia edições e matérias exclusivas da GALILEU no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu