Saúde

‘Santos Dumont’: minissérie da HBO conta a história do aviador brasileiro

Réplica do avião 14-bis foi reconstruída para a minissérie 'Santos Dumont', da HBO (Foto: Reprodução/HBO)Réplica do avião 14-bis foi reconstruída para a minissérie 'Santos Dumont', da HBO (Foto: Reprodução/HBO)

No dia 23 de outubro de 1906, o mundo presenciou o triunfo da tecnologia com o voo de um avião tripulado. O brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932) fez a aeronave 14-bis percorrer 60 metros de distância em sete segundos, a uma altura de três metros do solo. O feito aconteceu em Paris, na França, e marcou um dos primeiros capítulos da história da aviação: apesar de ser considerado o “pai dos aviões” pelos brasileiros, a criação das primeiras máquinas voadoras funcionais é atribuída aos norte-americanos Irmãos Wright, que realizaram um voo controlado em dezembro de 1903.

De qualquer maneira, a história do brasileiro é daquelas que, definitivamente, merecem ser contadas. Às 21h do domingo, 10 de novembro, a HBO lançará a minissérie Santos Dumont, que apresenta os principais acontecimentos da vida do aviador.

A trama agradará àqueles que gostam de produções de época, ao transportar o espectador para o cenário de efervescência tecnológica e cultural do final do século 19 e início do século 20.

saiba mais

  • Animação mostra a trajetória de Santos Dumont
  • Os 6 maiores riscos para a saúde ao fazer uma viagem de avião

Serão seis episódios com aproximadamente uma hora de duração, que contarão desde as memórias de Dumont na infância em uma fazenda de café na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, até seus experimentos com balões e dirigíveis no aeroclube de Paris.

Réplicas de invenções desenvolvidas pelo brasileiro foram construídas para deixar a narrativa mais realista — o icônico voo com o 14-bis foi recriado durante gravações feitas no Rio de Janeiro.

O ator João Pedro Zappa como Santos Dumont na false adulta (Foto: Reprodução/HBO)O ator João Pedro Zappa como Santos Dumont na false adulta (Foto: Reprodução/HBO)

A produção não segue diretamente uma ordem cronológica, alternando momentos da vida de Dumont no Brasil e na França. As histórias são contadas com personagens que falam diferentes línguas, como português, francês, espanhol e inglês, o que deixa a trama mais realista e mostra as diferentes referências que ajudaram a inspirar Dumont em sua trajetória como inventor e aviador. O ator João Pedro Zappa (da série Os Dias Eram Assim) interpreta Dumont na fase adulta.

A minissérie será lançada com exclusividade na HBO da América Latina e também ficará disponível na plataforma HBO Go. Santos Dumont foi coproduzida pela Pindorama Filmes e tem direção de Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta.

Assista ao trailer da produção:

Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu