Saúde

Whatsapp e Ministério da Saúde lançam figurinhas contra o coronavírus

WhatsApp e Ministério da Saúde lançam figurinhas para conscientizar população sobre o coronavírus (Foto: Reprodução)WhatsApp e Ministério da Saúde lançam figurinhas para conscientizar população sobre o coronavírus (Foto: Reprodução)

O Whatsapp, um dos maiores aplicativos de comunicação do mundo, não ficou de fora do alerta à prevenção do coronavirus. Em parceria com o Ministério da Saúde, a empresa lançou um pacote de stickers para informar as pessoas sobre a doença e como impedir sua proliferação aqui no Brasil.

O pacote com 11 figurinhas foi lançado nesta quinta-feira (12) e desenvolvido pelo app Sticker.ly. Ele traz recomendações como “lave bem as mãos”, “desinfete os objetos usados”, “evite tocar nariz, bocas e olhos”, “fique informado”, entre outras. A ilustração foi assinada pela designer paulistana Ana Cattini.

Para usar as figurinhas, baixe o aplicativo do Sticker.ly e escolha este pacote.

saiba mais

  • Pangolim pode ter originado epidemia de coronavírus Wuhan
  • Divulgadas primeiras imagens do novo coronavírus, causador da Covid-19

A iniciativa, além de alertar sobre o coronavirus, também é uma forma de evitar notícias falsas, que se disseminam em grande quantidade nos grupos de Whatsapp. “A informação é fundamental para prevenir que o vírus se espalhe no Brasil. O WhatsApp tem uma enorme base de usuários no país e entendemos que o aplicativo pode ser um grande aliado do Ministério da Saúde”, afirmou Pablo Bello, diretor de Políticas Públicas de Mensageria Privada na América Latina, em comunicado.

A coordenadora do Núcleo de Multimídia do Ministério da Saúde, Ana Miguel, aponta que é bom unir esforços em um momento de alerta em saúde pública. “A população é sedenta por informação e compartilhar conteúdo de uma maneira menos técnica sobre as formas de prevenção do coronavírus faz com que tenhamos um alcance maior, evitando o compartilhamento de fake news”, conclui ela. O WhatsApp também recomenda que os usuários sempre verifiquem os fatos recebidos em fontes oficiais e confiáveis.

saiba mais

  • Lavar as mãos nestes 10 aeroportos reduziria transmissão de coronavírus em 37%
  • O que é coqueluche e por que você precisa se proteger contra ela

O coronavirus é o causador da Covid-19, que se espalhou pelo mundo nos últimos três meses infectando mais de 127 mil indivíduos, sendo 78 brasileiros, e tendo seu estado de pandemia decretado pela OMS.

Veja essa e outras matérias no site da Revista Galileu